Charles Clark, professor de basquete e técnico das categorias de base em Alagoas, analisou nesta terça o atual cenário do esporte no estado. Ele afirma que a falta de apoio faz com que a prática do basquete resista apenas nas escolas e em alguns bairros de Maceió, perdendo espaço nos clubes.
– Hoje em dia, o cenário do basquete alagoano é muito mais escolar do que de clubes. Antigamente, Alagoas tinha muito apoio dos clubes, como o Iate Clube Pajussara, o Clube Fênix Alagoana, as pessoas podiam treinar tanto nas escolas quanto nos clubes, com mais apoio. Hoje, vemos mais a prática nas escolas e em alguns bairros, onde se tem pelo menos uma “tabelinha”.
Para Charles, mesmo treinando em escolas, o jovem atleta precisa buscar alternativas para evoluir e competir no basquete.
– Primeiro, o atleta precisa buscar uma escola que seja forte no esporte. Segundo, procurar um outro lugar para treinar porque, normalmente, escolas treinam só dois dias na semana. Precisa de uma quadra para praticar sozinho e evoluir, além de treinar em uma academia ou até buscar um personal trainer da modalidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/Q/B/29WScARgKHsyayT7FPng/whatsapp-image-2020-07-06-at-19.44.30.jpeg)
Charles Clark comandou o time do SEB Maceió no Jogos Estudantis de Alagoas — Foto: Charles Clark/Arquivo pessoal
Como treinador, Charles tem contato com jovens talentosos e que podem se tornar futuros atletas. Ele explica como é o processo para incentivar e desenvolver esses jogadores.
– Quando vejo um talento em algum menino, converso com ele, recomendo alguma atividade por fora e faço o possível pra enviá-lo para fora de Maceió. Até o momento, a gente não tem como ajudar em seu desenvolvimento. Eu penso que, se um atleta não sair daqui até os 15 anos, ele não vai conseguir se profissionalizar por conta de todo o ritmo de treinos e jogos, que é muito diferente dos times daqui, e isso dificulta muito. Fora de Alagoas, ele vai ter todo um acompanhamento necessário para chegar ao profissional.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2014/12/03/basquetealagoano01.jpg)
Meninos do basquete alagoano conquistaram bronze no Brasileiro sub-17 — Foto: Divulgação FAF
Fonte: GloboEsporte