Em resposta a reclamações de consumidores sobre as constantes quedas de energia em Alagoas, a Equatorial nega que o número de casos aumentou e diz que, muitas vezes, o consumidor pode estar percebendo o religamento mais rápido e confundindo com falta do fornecimento.
O gerente de relacionamento com cliente da Equatorial, Carlos Moraes, disse que a empresa vem incorporando nas redes de energia elétrica os religadores automáticos, que têm a função de evitar que o fornecimento de energia seja interrompido por longos períodos.
“A gente já consegue hoje ter um mapeamento do que acontece e o trabalho desse equipamento é automaticamente religar o sistema. Por isso que existe o que o consumidor sente como uma queda de energia muitas vezes são religamentos rápidos”, comentou.
O gerente disse que o aparelho pode fazer o religamento quando a interrupção acontece por causa de alguns fatores como vento, descargas elétricas, inicio de um período chuvoso ou intervenção na rede. Ele também falou que quando o fornecimento volta através do religador não deve causar danos a equipamentos elétricos.
“A Equatorial continua investindo para que a gente traga qualidade de fornecimento ao cliente que ele possa perceber cada vez menos a ausência do fornecimento de energia”, afirmou, ao dizer que o investimento inicial da empresa até 2020 é de R$ 300 milhões.
Com relação ao número de quedas de energia no Litoral Norte, ele falou que no período do verão e das festas, o número de pessoas na região aumenta, o que pode causar uma sobrecarga na rede. “Está no nosso plano de investimento até o final de 2020 o reforço no fornecimento na região. Está prevista para este ano uma nova subestação em Paripueira. Até lá estamos fazendo manutenção na rede existente”.
Equipamentos queimados
O gerente também informou que, se o consumidor tiver aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimados ou danificados por falta de energia, terá que entrar em contato com a concessionária para pedir uma vistoria de avaliação de danos.
Segundo ele, quando houver uma interrupção no fornecimento, é importante que o consumidor entre em contato com a Equatorial pelo telefone 08000820196 ou através do atendimento pelo WhatsApp 21269200.
“Após a normalização do fornecimento, se perceber que teve um dano no equipamento, deve procurar uma das agências de atendimento levando os dados só equipamento, tempo de uso, marca, modelo. A partir disso a empresa abre um procedimento e vai ao imóvel para um visita técnica e se for contatado que a responsabilidade é da equatorial ela vai fazer o ressarcimento por meio de conserto ou outro equipamento”, comunicou.
Conta mais alta
Sobre a reclamação de consumidores que, após a troca dos contadores, tiveram um aumento na conta de energia, ele disse que isso pode ter acontecido porque o equipamento antigo estava desatualizado. Nesses casos, o aumento pode ter acontecido porque o equipamento anterior não estava medindo o consumo de forma correta.
“A Equatorial percebeu que alguns equipamentos estavam oferecendo risco e não estavam registrando o consumo correto, isso em torno de 30% dos equipamentos. O profissional vai até o cliente e, na inspeção, se constatar que ele está com problema ele é substituído”, disse.
fonte: G1








