A Copa do Brasil domina a semana de três times alagoanos. CRB, CSA e Coruripe estreiam na edição 2020 e têm apenas um jogo para definir se continuam ou se despedem da competição nacional.
Nesta quarta, CRB e Coruripe entram em ação às 15h30 (de Brasília). O Galo encara o Independente-PA, no Estádio Baenão, em Belém. O Hulk recebe o Juventude no Gerson Amaral, em Coruripe.
Quinta, às 20h30, o CSA visita o Vitória-ES, no Estádio Salvador Costa, em Vitória. Nesta etapa, os jogos são eliminatórios, com vantagem do empate para os visitantes.
O GloboEsporte tira as principais dúvidas do torcedor alagoano sobre a competição.
Quais alagoanos jogam pelo empate na 1ª fase da Copa do Brasil?
– CRB e CSA, por terem melhor posição no Ranking da CBF. O Coruripe precisa vencer o Juventude para se classificar.
Qual o valor das cotas para os alagoanos na primeira fase?
– Os três estão no Grupo 3 das cotas e recebem R$ 540 mil pela participação. O time que passar de fase garante R$ 650 mil.
Qual dos três times alagoanos tem mais participações na competição?
– O CSA, com 17 participações até agora. O CRB tem 15. O Coruripe tem seis e inicia a sétima participação nesta quarta.
Como posso acompanhar os jogos de CRB, CSA e Coruripe?
– O GloboEsporte vai fazer o Tempo Real das três partidas.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/04/21/whatsapp_image_2019-04-21_at_16.30.52.jpeg)
CRB e CSA foram finalistas do Alagoano 2019 e se classificaram para a Copa do Brasil — Foto: Ailton Cruz / GloboEsporte
Quais os resultados mais marcantes dos três alagoanos na história da Copa do Brasil?
– O CSA venceu o Vasco por 1 a 0, em 1992, e o Santos, por 1 a 0, em 2009. Eliminou os dois gigantes nesses anos.
O CRB venceu o São Paulo por 2 a 1, em 2014, no Rei Pelé, e empatou por 4 a 4 com o Flamengo em 2004, também no Rei Pelé. Não passou por eles, mas deu trabalho.
O Coruripe empatou por 1 a 1 com o Botafogo no Rio de Janeiro, em 2016, e goleou o Juventus-SP por 4 a 1, em 2008. Não avançou na Copa do Brasil, mas chamou atenção.
Como está o chaveamento de CRB, CSA e Coruripe na competição?
– O CRB caiu na chave 4. Passando pelo Independente-PA, vai pegar na segunda fase o vencedor de Brasiliense x Paysandu. Se chegar à terceira fase, em jogos de ida e volta, enfrenta Cruzeiro, São Raimundo-RR, Vilenense-RO ou Boa Esporte-MG.
O CSA ficou na chave 5 da Copa do Brasil. Assim, se passar pelo Vitória-ES, vai enfrentar na segunda fase o vencedor do confronto Novorizontino-SP x Figueirense. Na terceira fase, se resistir, o Azulão vai pegar Fluminense, Moto Club, Atlético-BA ou Botafogo-PB. Esta etapa tem confrontos de ida e volta.
O Coruripe está na chave 1. Dessa forma, caso vença o Juventude, vai pegar XV de Piracicaba ou Londrina na segunda fase. Resistindo, enfrenta na terceira fase Bahia, River-PI, São Luiz-RS ou América-RN.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/x/U/YmEmXpT8OEJThHhVinSQ/chaveamento-copa-do-brasil-2020.jpg)
Chaveamento completo da primeira fase da primeira fase da Copa do Brasil 2020 — Foto: Divulgação
Como os times alagoanos se classificaram para esta edição da Copa do Brasil?
– Eles foram os primeiros colocados do estadual de 2019. O CSA conquistou o título, o CRB foi o vice e o Coruripe ficou na terceira posição.
Como será a segunda fase?
– O jogo também será único, com o mandante sorteado, e o empate leva a decisão da vaga para os pênaltis. CSA, se passar nesta quinta, joga no Rei Pelé na fase dois. CRB e Coruripe, caso avancem, vão atuar fora de casa. Na terceira fase, começam os mata-matas em dois jogos.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2016/04/29/26678028996_b543477d2e_k_T4X1KUx.jpg)
Coruripe empatou com o Botafogo em 2016 — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.
Quando vai ser a decisão da Copa do Brasil?
– A finalíssima está marcada para 16 de setembro. O primeiro jogo da final vai ser disputado no dia 10 de setembro.
Os 91 times vão disputar todas as fases?
– Não. Nas oitavas de final, vão entrar os times classificados para a Libertadores (Flamengo, Athletico-PR, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians) e os campeões da Série B (Bragantino), Copa do Nordeste (Fortaleza) e Copa Verde (Cuiabá). O detalhe deste ano é que eles não vão ficar num pote separado e podem se enfrentar logo de cara.
Fonte:GloboEsporte








