É intensa a movimentação nos cemitérios de Maceió durante o feriado do Dia de Finados desta segunda-feira (2). Desde as primeiras horas da manhã a população visita os túmulos e participar da celebração de missas e cultos nos locais.
Em meio a crise, os comerciantes tentam faturar uma renda extra. Cícera Peixoto todos os anos se cadastra na Prefeitura para vender na entrada do cemitério de São José. “Sempre aparece alguma pessoa que não teve tempo de comprar flores ou vela. Como já é costume a nossa presença aqui, eles já param na porta antes de entrar”, comentou.
Este ano, a administração do cemitério demarcou o espaço que cada ambulante deve ocupar na calçada, além da proibição de venda dentro do local. Aqueles que não conseguiram se cadastrar, aproveitam as ruas próximas, além da Praça da Faculdade.
No mesmo cemitério foi encontrado em uma das tumbas um crânio humano desenterrado. A administração informou que todos os anos esse tipo de “brincadeira” acontece e que já está tomando as devidas providências.
Nos dois cemitérios particulares da cidade também é registrada grande movimentação. Além de celebrações religiosas, apresentações musicais estão programadas.
Marcos Filipe Sousa