Encerrando a programação da campanha Maceió Rosa, dentro das ações do Outubro Rosa, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), realizou a II Corrida Solidária Maceió Rosa. Com 5km de percurso, seguindo até o Alagoinhas, os atletas deram duas voltas no retorno ao Iate Clube. A concentração aconteceu perto da Feira do Artesanato.
As vencedores na categoria feminino foram Maria Silvana Ferreira da Silva, Tatiana Fernandes da Silva e Joseana Fernandes de Souza. Já no masculino Cristiani Gregório da Silva, Jarbas Miranda e Rafael Viana Martins subiram ao pódio. Além dos troféus, todos receberam brindes dos parceiros do evento.
“É muito bom finalizarmos a campanha do Outubro Rosa repetindo a dose com a segunda edição da Corrida Solidária Maceió Rosa. Esse ano ela veio com novidades: a camisa é diferente, o chip é descartável, a medalha em metal e parte da renda será revertida para entidades que combatem o câncer de mama. Ficamos muito felizes por poder realizar mais uma edição com uma festa muito legal que reforça a importância de cuidar da saúde”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Moura.
A prova não teve caráter competitivo e como trata de uma ação social, parte do valor arrecadado com inscrições será revertido para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo Renascer, que apoiam ações voltadas às mulheres contra o câncer de mama. Os preços variam a depender da modalidade em escolha: a corrida custou R$ 35, com percurso de 5km, no trecho Pajuçara-Jaraguá-Pajuçara, e R$25 a caminhada livre. Nesses valores já estão inclusos o custeio com hidratação e alimentação (frutas).
Antes e depois das provas, a Semel disponibilizou instrutores para um aulão de zumba, que ajudou a manter a animação dos participantes. Quem participou da corrida, também recebeu um kit com camiseta, medalha, chip eletrônico e numeração. Todos os participantes receberam medalhas e os três primeiros colocados (geral) masculino e feminino, foram premiados com troféus.
Para o secretário de Administração, Fellipe Mamede, que percorreu 5km da prova, o evento foi um sucesso. “Uma corrida realizada num sábado à noite, no meio de um feriadão e que reuniu um número expressivo de pessoas. Além da campanha em si, que estimula a prevenção, a corrida é uma oportunidade de praticar uma atividade física, de cuidar da saúde e encontrar os amigos. O câncer de mama não atinge apenas as mulheres, mas também os homens, embora num percentual menor de incidência, e nisso reside a importância de estarmos nessa corrida, juntos com a Prefeitura, que é apoiadora desde o primeiro momento dessa campanha, fechar com chave de ouro”, ressaltou o gestor.
Muito além da premiação, mulheres e homens correram para reforçar a mensagem de que a prevenção é a saída. “Participar foi muito importante para lembrar a importância do autoexame. Um evento desse porte, para a nossa cidade, vale muito a pena, pois muitas mulheres participaram da prova para combater o câncer de mama. Elas correm não pelo prêmio, mas pela causa em si”, disse a gerente de loja, Janete Cléia.
Ascom