Os usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) em Palmeira dos Índios passaram a contar recentemente com uma nova especialidade nas unidade de assistência médica mantidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Agora, os moradores da cidade podem encontrar no Centro de Especialidade de Palmeira dos Índios (Cepi) os tratamentos de osteopatia e acupuntura, que foram implantados pela gestão municipal de forma pioneira em Alagoas e 100% gratuita.
Os atendimentos foram iniciados em setembro e as novas especialidades do SUS no Município já contam com uma gama de pacientes que estão em busca de opções mais saudáveis e livres de medicamentos para tratar de seus problemas de saúde. Segundo explica o titular da SMS, Aerton Lessa, as consultas estão sendo realizadas às quartas e sextas-feiras e são antecedidas por uma avaliação para que seja definia a técnica que será utilizada com o paciente.
“O atendimento é focado no tratamento da hérnia de disco, permitindo aos usuários uma nova forma de tratamento, completamente gratuita e de qualidade, evitando o uso exclusivode anti-inflamatórios para poder conviver com a dor. Os casos preferenciais a serem tratados no Cepi estão sendo a hérnia de disco, realinhamento, coluna vertebral e dores”, explicou o secretário.
Uma das pacientes que estão em acompanhamento após a implantação dos novos serviços é a técnica em Enfermagem Valdenice Barbora, que tem realizado sessões de acupuntura semanalmente. “Trabalhar na área da saúde toma tempo e dedicação, e às vezes esquecemos de nós mesmos. Agora estou aproveitando alguns minutos da minha sexta pra fazer a sessão de acupuntura, que tem me ajudado bastante. A tensão e as dores de coluna melhoraram em mais de 50%”, conta a paciente.
Os materiais utilizados são as famosas agulhas, ventosas e em alguns casos a muxa, um bastão feito com erva Artemísia, que aquece pontos da acupuntura, desbloqueando canais de energia.
A osteopatia e a acupuntura trazem diversos benefícios para o paciente e também dinamiza o fluxo de atendimento nas unidades de saúde do Município, já que as novas especialidades permitem desafogar consultórios médicos e também reduz a realização de exames, consumo de medicamentos e outras consultas complementares.
O que é a Osteopatia?
A Osteopatia, criada no século XIX, é uma profissão da área da saúde que trata do ser humano de forma global, isto é, está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada.
O profissional que pratica a Osteopatia – o Osteopata – utiliza somente as mãos para realizar o diagnóstico osteopático e tratar de seus pacientes; para tal, é necessário que tenha uma vasta experiência teórica e prática da aplicação das técnicas manuais diagnósticas e terapêuticas osteopáticas.
A Osteopatia é indicada, de uma forma geral, no tratamento das disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.
Acupuntura
A acupuntura é uma terapia milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Estas agulhas são aplicadas pelo acupunturista no local correspondente à situação a ser tratada, no próprio local e/ou no meridiano correspondente à doença a ser tratada.