O titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, representou a Prefeitura de Maceió em um encontro que reuniu representantes do trade turístico, gestores públicos e a bancada federal alagoana para discutir as principais demandas do setor para os próximos quatro anos. A reunião, iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, aconteceu nesta sexta (15), no Hotel Jatiúca, onde foram apresentados números e propostas para projetos de lei que fortaleçam a atividade turística nos destinos alagoanos.
Entre os pleitos prioritários dos empresários e demais atores do turismo local estão o saneamento, fortalecimento de ações comerciais que permitam melhor posicionamento nos mercados nacional e internacional e a ampliação da malha aérea, uma das principais dificuldades enfrentadas pelo setor.
De acordo com Galvão, o encontro é muito importante para estreitar as relações com os representantes alagoanos no governo federal, que podem atuar para a construção de um ambiente favorável onde o setor possa decolar, a partir de diretrizes legais e um investimento político-institucional.
“As reivindicações da iniciativa privada são legítimas, o momento é de somar esforços para que o turismo possa se desenvolver ainda mais e pautar a economia municipal, estadual e federal. O setor precisa de investimentos estratégicos para suprir gargalos, manter a saúde dos destinos turísticos alagoanos e aumentar a competitividade. Maceió tem registrado números muito positivos que vem ascendendo a cada ano e precisamos continuar nessa escalada”, avaliou o gestor.
Segundo o presidente da ABIH em Alagoas, Milton Vasconcelos, diversos projetos de leis previstos para este ano podem mudar o cenário do turismo, de forma que o alinhamento antecipado entre a iniciativa privada e os parlamentares eleitos no último pleito devem refletir em iniciativas voltadas para o setor. “Queremos mostrar a importância do turismo para Maceió e Alagoas, a fim de incentivar projetos direcionados ao esgotamento sanitário, estruturação de nossas orlas, ações comerciais e outras pautas estratégicas. São demandas que impactam nos mais diversos segmentos turísticos e na geração de emprego e renda”, afirmou.
Presente na reunião, o deputado federal e ex-ministro de Turismo, Marx Beltrão, disse que o turismo no estado merece toda a atenção da bancada federal. “O turismo galopa em Alagoas e é um dos mais importantes vetores de desenvolvimento local. Não tem outra atividade econômica que gere emprego e renda em tão curto espaço de tempo, é um setor que precisa ter força e pode contar comigo em Brasília”, ressaltou.
Além do parlamentar e de diversas entidades que representam o trade turístico alagoano, participaram do encontro os deputados federais, Isnaldo Bulhões, Tereza Nelma e Sérgio Toledo, além do senador Rodrigo Cunha.
Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur