A época mais quente do ano iniciou e, com ela, surgem diversas doenças sazonais relacionadas ao sol e ao calor desta estação, capazes de comprometer toda animação e entretenimento de família e amigos nas praias e piscinas, também. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou nesse sábado (27) uma nova campanha voltada para a população alagoana. Com o slogan “Verão Saúde 2018”, a iniciativa visa alertar as pessoas sobre alguns cuidados que devem ser tomados para que enfermidades frequentes sejam evitadas neste período de dias mais longos e de temperaturas mais elevadas.
Segundo a gerente de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Sesau, Danielle Castanha, a Campanha “Verão Saúde 2018” tem como intuito conscientizar o público sobre diversos assuntos, entre os quais, o combate diário do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e a febre chikungunya -, a hanseníase, o câncer de pele, a intoxicação alimentar, a desidratação e a insolação, bem como o uso do preservativo como alternativa de prevenção ao HIV, às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e às hepatites virais.
A solenidade de lançamento da campanha aconteceu no Sanduba do Careca, localizado no bairro Jatiúca, em Maceió. A escolha do local, como ambiente de divulgação, deu-se pelo fato de a lanchonete ter o espírito descontraído e trazer como protagonista o empresário local Thiago Casado Lima, o Careca, que tem um perfil cômico, o que auxiliou a passar uma mensagem séria, de forma simples e bem-humorada, além de se comunicar com facilidade e sintonia com o público-alvo, que são os jovens e as gestantes, uma das populações-chave para a infecção pelo vírus HIV em Alagoas, sobretudo com a chegada do Carnaval.
“Essa parceria junto a Sesau se materializa em três dimensões: primeiro no uso do preservativo, em segundo lugar na convocação da população a fazer regularmente o teste e, em terceiro lugar, no início imediato do tratamento em caso de teste positivo. Dessa forma, teremos condições de enfrentar a epidemia do HIV/Aids, principalmente entre os grupos mais afetados, como é o caso dos jovens alagoanos”, destacou Thiago Lima, o Careca.
O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, ao saudar os presentes, destacou a importância do evento para reflexão, inclusão e acolhimento do público. Segundo ele, a população não estava acostumada a ver uma ação inovadora da pasta durante um final de semana, dentro de uma lanchonete, com grande movimento.
“É admirável o Governo do Estado estar presente junto das pessoas e nada melhor do que ter a parceria do Careca, que tem demonstrado a boa vontade de compartilhar esse momento com a Sesau. Um evento como este exige, particularmente dos jovens, muita responsabilidade e preocupação com a preservação de sua saúde em todos os aspectos e de seus parceiros, utilizando regularmente a camisinha, fazendo o teste para o HIV e, quando positivo, fazer o tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além do mais, estaremos realizando diversas ações ao longo dos próximos meses, no sentido de assegurar uma vida saudável para todos os alagoanos”, afirmou Christian Teixeira.
Durante o evento, houve a distribuição de 7.200 preservativos, além de folders explicativos sobre às ISTs e orientações a respeito das novas estratégias de prevenção como ferramentas complementares no enfretamento da epidemia de HIV ampliando a gama de opções para que a população tivesse mais alternativas na prevenção contra o vírus, tais como a testagem regular para o HIV, as ISTs e as hepatites virais (HV), a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), Profilaxia Pré-Exposição (PreP), a prevenção da transmissão vertical, a imunização para a hepatite B (HBV) e HPV, a redução de danos, o diagnóstico e tratamento as pessoas com ISTs e HV, assim como o uso do preservativo e gel lubrificante.
A população também teve acesso, por meio de um observatório, como se dá a evolução do mosquito Aedes aegypti, e recebeu orientações sobre a melhor forma de se evitar a dengue, combatendo os focos de acúmulo de água e os locais propícios para a criação do vetor. Ao mesmo tempo, foram disponibilizados 100 testes rápidos para detecção do HIV através da análise do fluido oral.
Foi o caso do empresário Alex Pessoa, de 51 anos, que aproveitou o momento de lazer com a família e se submeteu ao exame, que contou com a participação de técnicos da Sesau e profissionais da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+Alagoas) e Cidadãs Positivas.
“Eu já sou casado há 30 anos e achei a iniciativa muito boa por parte do Governo do Estado, da Sesau e também do Careca, por abrir o espaço dele para a realização desse evento. É importante as pessoas virem até aqui cuidar da saúde e sair com a cabeça tranquila e, principalmente, conscientes”, elogiou.








