A penúltima rodada da fase de grupos das Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, pode definir três classificados para o torneio. Nesta sexta-feira, em jogo isolado, Costa do Marfim visita Mali no Estádio 26 de março, em Bamako, pelo Grupo C. Os marfinenses lideram com sete pontos e, vencendo, deixarão a vaga muito bem encaminhada, principalmente se Marrocos, que tem seis pontos, e Gabão, que soma cinco pontos, empatarem em duelo programado para sábado. Mali, lanterna com dois pontos, já está eliminado e apenas cumpre tabela.
Líder do Grupo B com dez pontos, a Nigéria vai garantir a classificação se vencer a Zâmbia neste sábado, em Uyo. Jogando em casa, os nigerianos contam com o apoio da torcida diante dos visitantes, que estão na segunda posição, com sete pontos. Já eliminados, Camarões e Argélia, dois gigantes do continente, duelam apenas para cumprir tabela.
Outra equipe que pode garantir o passaporte neste sábado pelo Grupo A é a Tunísia, que lidera com dez pontos, três a mais que a República Democrática do Congo. Os tunisianos visitam Guiné, eliminada com três pontos, e se classificarão com o triunfo e os congolenses tropeçarem na Líbia, que joga em casa, mas sem aspirações.
O Egito, que lidera o Grupo E com nove pontos, estará em ação apenas no domingo, quando recebe Congo. Se na véspera Uganda, vice-líder com sete pontos, tropeçar em Gana, que tem cinco pontos e chances matemáticas, os egípcios estarão no Mundial em caso de triunfo.
O Grupo D não pode ter classificados e é o mais equilibrado. Burkina Faso e Cabo Verde lideram com seis pontos, um a mais que Senegal. A África do Sul segura a lanterna com um ponto. Porém, esse grupo foi prejudicado porque a Fifa anulou a vitória de 2 a 1 dos sul-africanos sobre os senegaleses na primeira rodada porque o árbitro Joseph Lamptey estava envolvido na suspeita de manipulação de resultados. Neste sábado a África do Sul recebe Burkina Faso precisando se impor, enquanto que Cabo Verde precisa vencer Senegal para ficar em boas condições.
Gazeta Esportiva








