O desembargador Otávio Leão Praxedes tomou posse, nesta sexta-feira (6), como presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), para o biênio 2017-2018. Em seu discurso, defendeu a criação de pautas comuns entre os Poderes, visando fortalecer as instituições. O magistrado destacou ainda algumas das ações que pretende implementar até o fim da gestão, como realização de mutirão carcerário, nomeação de magistrados e concurso público para servidores.
“Cumprirei essa missão com retidão, confiança, dignidade, imparcialidade e justiça, sempre com o objetivo de fortalecer as instituições, o exercício da cidadania e os valores consagrados por nossa sociedade”, destacou Otávio Praxedes durante solenidade no Centro de Convenções.
Com mais de 30 anos de magistratura, o novo presidente do TJ/AL disse que vai procurar notabilizar a Corte como um local voltado para a coletividade e responsável pela garantia da paz social. “A sociedade deve se orgulhar de seu Tribunal e a conduta ética do julgador deve inspirar confiança, segurança, serenidade, jamais o temor”.
Segundo o desembargador, o Poder Judiciário tem feito sua parte para a construção de uma sociedade mais justa. “Nossos índices de produtividade são reconhecidos nacionalmente. Dados do Conselho Nacional de Justiça demonstram que o Judiciário de Alagoas possui índice de eficiência destacado no país, com redução da taxa de congestionamento e o menor custo por processo em relação a outros Tribunais”, completou.
Otávio Praxedes agradeceu aos familiares e colegas desembargadores e disse que assume com muita honra o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas. “Assumo esse elevado cargo com disposição ímpar em minha vida pessoal e profissional, e o faço unicamente voltado para cumprir as leis e as Constituições deste Estado e da República Federativa do Brasil”.
A nova cúpula diretiva do TJ/AL também é composta pelos desembargadores Celyrio Adamastor Tenório, vice-presidente, e Paulo Barros da Silva Lima, corregedor-geral da Justiça.