O ano de 2016 foi marcado pela retração econômica, o que impactou diretamente o turismo, diminuindo a chegada de visitantes a diversas regiões de todo o Brasil. Mesmo diante do cenário desfavorável, Alagoas se destacou, apresentando indicadores positivos, ampliando a sua malha aérea e estruturando a hotelaria no Estado.
De acordo com dados da Infraero, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, no acumulado até o mês de novembro, cresceu 1,07%, quando comparado ao mesmo período de 2015. Outros destinos turísticos da região, Ceará, Sergipe e Pernambuco apresentaram queda de -14%, -20% e -4%, respectivamente.
Os hotéis de Alagoas também obtiveram bons resultados. Levantamentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) mostram que a taxa de ocupação hoteleira acumulada até novembro foi de 69,7%, contra 67,8% do ano passado, crescendo 2,8%. A expectativa é que Alagoas receba 70 mil turistas para as festas de fim de ano e 500 mil durante a alta temporada.
Essas estatísticas são resultados de uma série de ações desenvolvidas pela Sedetur em 2016 visando o desenvolvimento do turismo alagoano.
“Desde o trabalho realizado com os incentivos fiscais para garantir mais voos e consequentemente mais desembarques, até o trabalho de promoção do destino nos principais mercados emissores, utilizando as mídias tradicionais e trabalhando massivamente nas mídias digitais. Este é um exemplo da Alagoas que dá certo e que vai continuar crescendo em 2017”, afirmou o secretário de Estado Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
Promoção do Destino
Ao longo do ano, a Sedetur participou de feiras e eventos que reuniram importantes atores dos trades nacional e internacional, onde divulgou os principais atrativos do Estado e firmou importantes parcerias. Entre os encontros, destacam-se a FIT 2016 – Feira Internacional de Turismo da América Latina – na Argentina; a Festuris – Feira Internacional de Turismo, em Gramado; a Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo; e o Hiper Feirão Flytour, em Santos.
Além disso, 84 páginas foram publicadas sobre o potencial turístico do Estado foram veiculadas em periódicos de dentro e de fora do Brasil, através de mais articulações da Secretaria. Além disso, capacitações foram promovidas para qualificar agentes de viagem no Brasil e na Argentina, realizadas para aumentar a visibilidade do destino.
Campanha
A campanha Alagoas te faz feliz foi lançada com a proposta de divulgar os atrativos do Estado dentro e fora do País. Anúncios publicados em veículos especializados e vídeos divulgados nas redes sociais apresentaram o que Alagoas tem a oferecer ao público.