A seleção brasileira de futebol de 7 está concentrada no Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, na cidade de Cotia, Grande São Paulo, desde o último dia 22, fazendo os últimos ajustes antes da Paralimpíada Rio 2016. A modalidade é praticada por atletas que tiveram paralisia cerebral.
Segundo a assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro, a equipe viaja para o Rio de Janeiro no dia 5 de setembro, dois dias antes do início dos jogos. O técnico Paulo Cabral disse que a fase agora é de “polimento” dos atletas. “É quando você vai decidir a equipe, o sistema de jogo adotado na hora. São só os ajustes”, disse.
Hoje (25), a equipe treinou no período da manhã. Esta é a oitava fase de treinamento dos jogadores, que se preparam para as Paralimpíadas desde janeiro. A seleção ganhou medalha de ouro, em 2015, nos Jogos Parapan-Americanos, vencendo da Argentina na fase final. Em Paralimpíadas, a seleção já conquistou uma medalha de prata em Antenas, em 2004, e uma de bronze na disputa em Sydney, em 2000.
O goleiro Marcos dos Santos Ferreira, de 38 anos, disputará a sexta Paralimpíada de sua vida e, mesmo assim, não deixa de demonstrar a ansiedade. “É uma coisa magnífica, emocionante, porque você nasce com deficiência e jamais imagina que poderia estar numa seleção representando o país. Quando surgiu [a oportunidade] foi uma coisa até difícil de explicar”, disse.
Wanderson Silva de Oliveira, de 27 anos, meio-campista, eleito por duas vezes o melhor jogador paralímpico do mundo, participou das duas últimas Paralimpíadas, em que a seleção não conquistou medalhas. “O pensamento hoje é diferente, houve uma renovação na seleção e a gente tem grandes chances de ganhar essa tão sonhada medalha de ouro”, disse.
Agência Brasil








