A imagem do presidente Lula sofreu novo baque após a explosão das denúncias de fraudes no INSS. Segundo levantamento da AtlasIntel, divulgado nesta sexta-feira (30), a desaprovação ao governo atingiu 53,7%, o pior índice desde o início do mandato. A pesquisa é a primeira após o escândalo que envolveu pagamentos irregulares de aposentadorias.
A crise provocou reações em série: o comando da Previdência foi alterado, o PDT se afastou do governo e o Congresso deu sinal verde para a criação de uma CPMI que investigará o caso. Deputados ligados ao PL devem assumir protagonismo na comissão, que promete ser palco de embates duros com o Planalto.
Entre os brasileiros, o sentimento dominante é de frustração. A corrupção, que já era vista como um problema grave, agora lidera a lista de preocupações, sendo citada por 60% dos entrevistados. Antes, o foco estava na criminalidade e no tráfico de drogas. A percepção de que “algo está podre” no governo cresceu nas redes sociais.
Além disso, 52,1% avaliam a gestão de Lula como “ruim ou péssima”, enquanto apenas 41,9% classificam como “boa ou ótima”. O levantamento ouviu 4.399 pessoas entre os dias 19 e 23 de maio, com margem de erro de 1 ponto e 95% de confiança. O desgaste parece só aumentar, e a base do governo dá sinais de rachadura.
Fonte: portalnovonorte.com