A Prefeitura de Maceió emitiu alerta nesta quinta-feira (3) para um novo golpe contra os contribuintes. Através de um e-mail falso, os criminosos têm direcionado as pessoas para uma página falsa com intuito de roubar dados e acessar aplicativos bancários.
O crime, que utiliza o nome da Secretaria Municipal de Urbanismo e Regularização de Maceió (Semurb), funciona assim:
- E-mails falsos: os golpistas enviam mensagens alertando sobre a necessidade de regularizar alvará de localização e funcionamento.
- Como convencem: os criminosos utilizam dados corretos e confidenciais na tentativa de obter credibilidade e fazer a vítima cair no golpe.
Como identificar o golpe?
O primeiro passo é não abrir esse tipo de mensagem e, no caso de dúvida, buscar os canais oficiais. A Semurb informa que nunca envia e-mails diretamente aos requerentes. Veja abaixo alguns erros que podem ser percebidos:
- Urgência para a solução da suposta pendência
- Ameaças de retaliações
- Erros gramaticais
- Anexos que costumam conter vírus ou malware
- Mensagem com órgãos e setores inexistentes, assinados sem identificação completa de supostos servidores, cargos e setores que não fazem parte da gestão municipal
Fonte: G1








