As fortes chuvas que atingem Maceió, capital alagoana, na manhã desta quarta-feira (5), além de causar diversos transtornos para a população, têm rendido imagens diferentes das que o maceioense costuma ver no dia a dia: como carros ‘criando’ ondas, veículos sendo arrastados e até cágados no meio da rua
Os cágados, uma espécie quelônios, foram flagrados na via próxima a um trecho do Riacho Salgadinho, no bairro do Poço. Nos vídeos registrados por motoristas, é possível ver cerca de 10 animais. Um deles, inclusive, está aparentemente ferido, com o casco parcialmente quebrado e com marcas de sangue.
A reportagem do g1 AL entrou em contato com o Instituto Biota de Conservação, órgão que trabalha com a preservação de animais marinhos, para se os animais são comuns na região.
De acordo com o Biota, os cágados deviam estar saindo da água para não serem levados pela correnteza. O Instituto informou ainda que uma população de cágados vive na região, havendo registros, pelo menos, desde 2021.
A pedido do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL), equipes do Biota e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) foram até o local e resgataram os animais.
A Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta, às 9h15 dessa quarta, informando sobre a possibilidade de deslizamento de terra devido ao volume de chuvas.
Cágados são resgatados por equipe do Biota após invadir pista em Maceió — Foto: Divulgação/Instituto Biota
Fonte: G1