Duas idosas que viviam em situação de abandono foram resgatadas no interior de Alagoas durante operação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL). As mulheres estavam vivendo em condição precária de higiene, passavam fome, e uma delas chegou a ficar desnutrida pela falta de cuidados.
Um dos resgate aconteceu em Porto Calvo. A Polícia Militar recebeu cinco denúncias de que uma idosa de 73 anos estava sendo vítima de maus-tratos. A equipe encontrou a mulher em casa sozinha, em uma cama cheia de comida estragada e com sinais de desidratação.
Ela foi atendida por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para uma unidade hospitalar para receber cuidados médicos.
A sobrinha, responsável por ela, foi levada para delegacia, onde foi aplicado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por expor a perigo a integridade e a saúde física e psíquica da pessoa idosa, submetendo-a a condições desumanas e privando-lhe de alimentos e cuidados indispensáveis.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/B/o/Bm5YfRRgqLq8QEFMTPqA/porto-calvo.jpg)
Idosa estava acamada e desnutrida Porto Calvo AL — Foto: SSP
Também através de denúncia, a Polícia Militar resgatou uma outra idosa, de 71 anos, que vivia em situações precárias em Ibateguara.
A idosa disse que tinha oito filhos, mas que não tinha contato com eles. A mulher informou que recebia a ajuda de vizinhos, mas a situação mudou quando um dos filhos decidiu assumir os cuidados.
“Após a chegada desse filho, que veio de São Paulo, ela disse que começou a não ter total assistência, faltando-lhe alimentação, produtos de higiene pessoal e outros itens. A única coisa que ele pagava era o aluguel da casa”, disse o sargento Pedro Costa, que participou do resgate.
O filho foi localizado e levado para delegacia. Ele foi autuado por abandono de incapaz, mas vai responder ao crime em liberdade.
Como os nomes dos responsáveis pelos idosos não foram divulgados, a reportagem não conseguiu contato com a defesa deles.
Saiba como denunciar casos de agressão e maus tratos contra idosos
Qualquer pessoa pode denunciar maus-tratos a idosos ou crianças e as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
- Disque denúncia 181
- Polícia Militar – 190
- Disque 100
- Site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br
fonte: g1