A Polícia Civil instaurou, nesta segunda-feira (31), um inquérito para investigar a responsabilidade sobre a morte do menino Lucas Antônio, 8 anos, que foi eletrocutado após pisar em um fio de poste que estava caído no chão no bairro de Riacho Doce, em Maceió. O objetivo é descobrir se a morte da criança poderia ter sido evitada.
O caso aconteceu no último sábado (29). O garoto chegou a ser socorrido por funcionários da Equatorial Energia, mas não resistiu. Por meio de nota, a distribuidora informou que lamenta o ocorrido e que “segue apurando todos os detalhes do caso para identificar as causas e circunstâncias do acidente” (leia na íntegra ao final do texto).
O delegado Robervaldo Davino, titular do 6º Distrito Policial de Maceió e responsável pela investigação do caso,que ainda busca detalhes da ocorrência. “Nós queremos saber se algo poderia ter sido feito para evitar que a criança morresse. É isso que nós vamos investigar”, explicou.
O delegado antecipou que a polícia deverá iniciar as investigações colhendo os depoimentos de parentes do menino e de pessoas que estavam com ele no momento em que ele recebeu a descarga elétrica.
“Amanhã nós deveremos intimar a mãe e a tia do menino, que já conversaram com a imprensa, para que elas sejam ouvidas. Temos a informação de que no momento do fato o menino estava jogando bola com os amiguinhos, e nós iremos intimar esses colegas que, sendo menores de idade, deverão vir acompanhado dos pais. Vamos intimar os funcionários da Equatorial que prestaram socorro ao menino e o levaram ao hospital”, disse o delegado.
Na manhã desta segunda, moradores de Riacho Doce realizaram um protesto onde bloquearam um trecho da rodovia AL-101 Norte, que passa pelo bairro.
Leia abaixo a íntegra da nota da Equatorial
Nota de esclarecimento: ocorrência Riacho Doce
A Equatorial Alagoas lamenta profundamente o ocorrido e informa que segue apurando todos os detalhes da ocorrência para identificar as causas e circunstâncias do acidente.
Nos primeiros levantamentos foi identificado que a Equatorial recebeu uma ocorrência às 8h32 do sábado (29) e enviou imediatamente uma equipe para realizar o atendimento no bairro Riacho Doce. Ao chegar no local os técnicos se depararam com o acidente e iniciaram os procedimentos de primeiros socorros à vítima, que foi encaminhada com vida para a unidade de saúde.
A Distribuidora ressalta que independentemente do resultado das investigações se colocou à disposição da família para auxiliar no que for necessário e reforça que irá realizar um diagnóstico com o objetivo de analisar a rede elétrica da comunidade e atuar com ações preventivas de manutenção, caso seja necessário.
Cuidados com fio partido
A Equatorial reforça a orientação de que ao encontrar um fio de energia elétrica solto na rua não se aproxime, faça o isolamento da área e não deixe que ninguém toque no condutor. A recomendação é ligar para o número 0800 082 0196 e comunicar a situação de risco. No registro da ocorrência deve constar a informação de que há um cabo de energia elétrica solto na rua para que a distribuidora possa realizar o atendimento.
Fonte: G1








