O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) vai requisitar ao estado e aos municípios alagoanos as planilhas com nomes de todas as pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19. O objetivo é monitorar o cumprimento do Plano de Imunização Estadual. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3).
A decisão de solicitar mais informações dos dados das pessoas vacinadas foi informada pela Força-Tarefa de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 em videoconferência nessa quarta-feira (2).
Participaram da videoconferência os representantes do Conselho Regional de Medicina de Alagoas, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas e da Secretaria de Saúde de Maceió.
Segundo o MP, autoridades presentes na reunião disseram que não há denúncias sobre fura-filas e nem atestados médicos sob suspeitas
“Precisávamos saber acerca das providências que estão sendo adotadas para fiscalização do cumprimento dos critérios existentes para vacinação do grupo de pessoas com comorbidades. No caso, indagamos os conselhos e o município de Maceió se há atestados falsos ou que estão sob investigação e se existem médicos acusados de fornecer esses documentos. A resposta foi negativa, ou seja, por enquanto, não chegou nenhuma denúncia de irregularidade, não há nenhum caso concreto sob apuração”, disse o promotor de Justiça, José Carlos Castro.
Os integrantes da força-tarefa também pediram que a Secretaria de Saúde de Maceió avaliasse a inclusão nos registros de vacinação de dados dos médicos que fornecerem os atestados.
Para denunciar casos de atestados falsos, a população pode acessar o site da ouvidoria do MP-AL ou baixar o aplicativo Ouvidoria MPAL, que está disponível nas plataformas Android e iOS, e relatar a irregularidade.
Fonte: G1








