A Prefeitura de Maceió vai começar a castrar animais de rua, de forma volante, a partir desta segunda-feira (29). Para isso, será utilizado o veículo adaptado para fazer cirurgias chamado de “castramóvel”. O objetivo é fazer o controle populacional de animais na capital. O equipamento integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos.
Nessa primeira etapa da ação serão esterilizados 190 cães e gatos. O veículo ficará baseado na Unidade de Vigilância Sanitária em Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e terá como foco os animais do Mercado da Produção, no bairro da Levada. A ação faz parte do projeto de reorganização do mercado.
“As cirurgias se iniciam às 14h e vão até o fim da tarde, seguindo a programação do dia. O castramóvel conta com duas mesas cirúrgicas, que podem ser usadas de forma simultânea; uma autoclave para agilizar a esterilização de todo o material utilizado; uma geladeira, caso seja necessário coletar algum material biológico; além de ar-condicionado, exaustor, caixa d’água, caixas de esgoto, balão de oxigênio, extintor de incêndio e armário. É um centro cirúrgico completo”, explicou Samy Barros, coordenador geral da UVZ.
Após o recolhimento e a castração, os animais ficam alojados na sede da UVZ, onde recebem atendimento pós cirúrgico. Serão dois médicos veterinários, dois auxiliares de veterinários e dois técnicos responsáveis pelos cuidados com a remoção dos animais pós-cirurgia.
Em seguida, os animais estarão disponíveis para adoção. Devido ao momento de pandemia, as feiras de adoção presenciais estão suspensas e por isso, serão realizados eventos online para que os animais ganhem um novo lar.
Após a conclusão do projeto no Mercado da Produção, o castramóvel ficará volante, percorrendo outros bairros de Maceió, prestando o serviço em pontos que necessitam da atenção da Prefeitura de Maceió para o controle de animais e zoonoses.
O Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos conta com a parceria da Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL); a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e a ONG SOS Pinheiro.
Fonte: G1








