Uma força-tarefa segue na busca da recém-nascida Ana Beatriz Silva de Oliveira, sequestrada em um trecho da BR-101, no Povoado Novo Eusébio, no município de Novo Lino, no interior de Alagoas, na manhã de sexta-feira (11).
Um homem foi preso em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, por suspeita de envolvimento no caso, mas após prestar esclarecimentos à polícia, ele foi liberado e sua participação no sequestro foi descartada.
Os delegados Igor Diego e João Marcello, responsáveis pelas investigações, afirmaram que equipes da DRACCO, por meio das Seções Antissequestro e Capturas, estão mobilizadas em buscas ininterruptas, com apoio das demais forças da Segurança Pública do Estado, da Polícia de Pernambuco, além do Ministério Público.
Alerta Amber
Para atuar no encontro da criança, a polícia acionou o Amber Alert, ferramenta de buscas começou a ser utilizada no Brasil em agosto de 2023 após a Meta e o Ministério da Justiça fecharem uma parceria. A Meta é a empresa dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp.
Quando uma criança ou desaparece desaparece ou é sequestrado, o Amber Alerts é ativado e um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160km do local do fato ocorrido.
O programa Amber Alert é um sistema de alertas urgentes estabelecido nos Estados Unidos, que é ativado em alguns casos de rapto ou sequestro de crianças. Este sistema dispara publicações nas plataformas da Meta para anunciar a descrição da criança sequestrada, além de descrições de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento no crime.
Fonte: G1