A próxima janela de transferências da Premier League promete ser intensa, especialmente para os camisas 9. Segundo o site “The Athletic”, 15 atacantes estão no radar dos principais clubes ingleses e, entre eles, está o brasileiro Matheus Cunha, destaque do Wolverhampton.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/E/I/3Q9Y3eTbeCmLZR0GkB9Q/gettyimages-2203067438.jpg)
Matheus Cunha marcou 15 gols em 29 jogos pelo Wolverhampton em 2024/25 — Foto: Getty Images
Principais clubes do Campeonato inglês, como Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United, estão de olho em reforços para o setor ofensivo, o que deve movimentar bastante o mercado nos próximos meses.
Cunha tem sido o destaque do Wolves. Desde que chegou ao clube em janeiro de 2023, o brasileiro precisou de um tempo para se adaptar, mas nesta temporada é peça fundamental no esquema da equipe. Na última temporada da Premier League, foram 12 gols em 32 jogos. Na atual, ele já soma 13 gols e sete assistências em 26 partidas — números que o colocam entre os mais eficientes da liga.
Apesar de ter sido contratado para jogar como centroavante, Cunha se encontrou em uma função diferente: atuando como um “camisa 10” partindo da esquerda, dentro de um trio ofensivo. Seu estilo direto, aliando velocidade e dribles, fez dele uma ameaça constante nos contra-ataques.
Mesmo com contrato até 2028, uma cláusula de rescisão avaliada em cerca de 75 milhões de euros (R$ 408,75 milhões) pode facilitar a saída do brasileiro já nesta janela. O Wolves, que deve buscar recursos para reforçar o elenco, pode considerar a venda como uma alternativa viável.
Arsenal e Nottingham Forest demonstraram interesse em janeiro. O clube londrino, no entanto, acabou optando por outras opções. Já o Forest dependeria de saídas importantes e da capacidade de convencer Cunha a embarcar em um projeto ainda em construção. O Manchester United também já manifestou interesse, mas sua chance de contratar o atacante pode depender de uma vaga na próxima Champions League.
Além de Matheus Cunha, outros 14 atacantes foram apontados como alvos de grandes clubes europeus. Confira a lista completa.
- Viktor Gyökeres, 26 (Sporting) – Mira de Manchester United e Arsenal.
- Alexander Isak, 25 (Newcastle) – Mira do Arsenal, Chelsea, Barcelona e Liverpool.
- Benjamin Šeško, 21 (RB Leipzig) – Mira do Arsenal, Liverpool e Chelsea.
- Liam Delap, 22 (Ipswich) – Mira do Chelsea, Manchester United e City.
- Victor Osimhen, 26 (Galatasaray) – Mira do Chelsea.
- Darwin Núñez, 25 (Liverpool) – Mira do Milan e da Arábia Saudita.
- Hugo Ekitike, 22 (Eintracht Frankfurt) – Mira do Newcastle e Aston Villa.
- Loïs Openda, 25 (RB Leipzig) – cláusula de 80 milhões de euros afasta pretendentes.
- Nick Woltemade, 23 (Stuttgart) – Mira do Bayern de Munique.
- Thierno Barry, 22 (Villarreal) – clube quer segurar o atacante, apesar de algum interesse.
- Dušan Vlahović, 25 (Juventus) – Arsenal aparece como possível destino.
- Moise Kean, 25 (Fiorentina) – recebeu propostas, mas clube quer manter.
- Jonathan David, 25 (Lille) – sonha com Barcelona, mas clubes ingleses e italianos estão na briga.
- Jean-Philippe Mateta, 27 (Crystal Palace) – sondado por vários clubes ingleses, mas ainda sem ofertas concretas.
Fonte: G1