Identidade visual traduz a essência das marcas, que evoluíram ao longo dos anos. O g1 selecionou algumas das mudanças que as principais montadoras fizeram. Nova marca da Jaguar
divulgação/Jaguar
Há momentos no setor automotivo em que os veículos deixam de ser os protagonistas. Nesta semana, não se falou em outra coisa que não fosse o anúncio da mudança de identidade visual da Jaguar, que abandonou seu tradicional logotipo com o felino em busca de um estilo mais… minimalista.
Mesmo nos setores mais tradicionalistas, as marcas estão em constante movimento de modernização. E não é fácil criar uma equação perfeita, em que seja possível mudar sem gerar ruído com seus fãs.
O g1 selecionou algumas das principais mudanças que as montadoras fizeram em seus logotipos. Confira a lista abaixo.
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Chevrolet
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A marca norte-americana nasceu em 1911 e seu primeiro logotipo não tinha a famosa “gravatinha dourada”. Assim como fizeram as primeiras fabricantes de veículos, a Chevrolet tinha um logo com seu nome escrito por extenso.
A gravatinha só foi adotada em 1914 e compõe a imagem da marca desde então.
Citroën
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A marca francesa faz questão de mostrar a sua história em seus carros. Tanto que a montadora resgatou a primeira logomarca, utilizada em 1919, e passou a aplicar uma versão muito semelhante em seus modelos fabricados a partir de 2022.
Segundo a montadora, a inspiração para o logo da Citroën vem de uma engrenagem popularmente conhecida como “espinha de peixe”, uma das peças da transmissão.
Fiat
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A Fiat, com mais de 125 anos de história (sua fundação foi em 1899), é uma das montadoras que mais adequaram a sua logomarca às tendências de seu tempo. Nisso, a Fabbrica Italiana Automobili Torino é quase imbatível, basta ver a quantidade de logos produzidos ao longo dos anos.
O primeiro símbolo tinha o formato de um pergaminho e descrevia exatamente o que, no futuro, significariam as letras F.I.A.T. Foi só na década de 1930 que a cor vermelha passou a fazer parte do logo, fazendo referência às primeiras vitórias da empresa no automobilismo.
Na década de 1980, a Fiat resolveu utilizar apenas quatro barras, que correspondiam às quatro letras da sigla citada anteriormente. Hoje, a fabricante é identificada pelas quatro barras nas cores da bandeira da Itália.
Ford
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A primeira fabricante de automóveis em série tem o registro de sua fundação no primeiro logo. Com a descrição “Ford Motor Co. Detroit, Mich.”, ficava evidente, à época, a origem da montadora norte-americana. Mas ele não era utilizado em seus carros.
Foi só em 1906 que a fabricante passou a utilizar um logo “manuscrito”. Em 1911 surgiu a versão oval, mas somente em 1927 que o oval ficou azul — e não saiu disso desde então.
Peugeot
A Peugeot foi fundada em 1910, mas foi somente com a diversificação do negócio em 1958 que surgiu o logo do leão
Divulgação | Peugeot
“O leão carrega consigo o espírito do tempo, e sua maior tradição é inovar”. Esse é o motivo pelo qual a Peugeot utiliza um leão na grade de seus carros desde 1858.
Após mudanças em quase dois séculos de história, a Peugeot também regressou às raízes para estampar uma nova logotipia muito parecida com a de 1960 em seus carros atuais. (compare acima)
Volkswagen
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Um dos mais polêmicos logotipos da história é o da marca alemã. Criada em 1937, durante o período de domínio nazista no país, a Volkswagen carrega em seu primeiro logo, que durou apenas dois anos, os traços da suástica do regime de Adolf Hitler.
Mas a marca VW não mudou muito ao longo dos tempos. Sempre valorizando a cor azul e trazendo as iniciais “V” e “W”, a montadora praticamente manteve a sua identidade nesses 87 anos.
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Fonte: G1