Celas com itens “luxuosos” serão alvo de investigação
Celas equipadas como suítes foram encontradas nesta segunda-feira (19) durante uma fiscalização no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, Pernambuco. A inspeção foi realizada pelos Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos (MDH), em conjunto com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). Nessas celas, foram identificadas banheiras, freezers, geladeiras e espelhos.
Imagens divulgadas pela CNN mostram algumas dessas celas reformadas, com revestimento cerâmico nas paredes, prateleiras com espelhos, produtos de estética e até gel para cabelo. A comitiva destacou que apenas algumas celas possuíam esses itens, enquanto em outras áreas os detentos dormiam em camas de concreto.
Com base nas irregularidades detectadas, o Ministério Público de Pernambuco será notificado para investigar o caso e apurar as responsabilidades. As autoridades irão investigar como esses itens foram introduzidos no complexo e como as reformas nas celas foram realizadas.
Conforme o MDH, a visita ao Complexo do Curado integra as ações contínuas da Caravana de Direitos Humanos, liderada pelo ministro Silvio Almeida desde 2023. A iniciativa tem percorrido unidades prisionais e socioeducativas em diferentes estados do país.
Fonte: PortalCidadeNews