Empresário foi o que mais cresceu em intenções de voto após os primeiros debates
A pesquisa Atlas que mostrou um crescimento das intenções de voto do empresário Pablo Marçal (PRTB), ajudando a embolar a disputa pela Prefeitura de São Paulo, repercutiu nas campanhas dos dois líderes do levantamento, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB). De acordo com os dados do instituto divulgados nesta quarta-feira (21), Boulos tem 28,5%, Nunes 21,8% e Pablo Marçal 16,3%. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) soma 12%, enquanto José Luiz Datena (PSDB) alcança 9,5%.
Na equipe de Nunes, o discurso é de que o resultado não surpreendeu. Os assessores do prefeito dizem que já haviam observado o empresário em um patamar semelhante nas sondagens de tracking (levantamentos internos da campanha).
Embora diga que o desempenho de Marçal não é considerado motivo de alarme, a equipe de Nunes admite que o crescimento acelerado dele não estava previsto até um mês atrás. O clima na campanha, por enquanto, é de preocupação, ainda sem desespero.
ESTRATÉGIA SE MANTÉM
No momento, não está prevista uma mudança nos rumos da estratégia do emedebista. Interlocutores de Nunes sustentam que é necessário aguardar o impacto do horário eleitoral, no qual o prefeito terá o maior tempo de TV, com ampla vantagem sobre os adversários. Até lá, a equipe não vê necessidade de mudança de postura.
O fato de Marçal estar se aproximando do prefeito gera debates na campanha do emedebista sobre o potencial de crescimento do empresário – e se isso poderia tirar Nunes do segundo turno.
A equipe do candidato do PRTB, por sua vez, acredita que o cenário atual aponta para um segundo turno entre ele e Guilherme Boulos, que se manteria na disputa após investidas de Lula em sua campanha.
Integrantes da campanha do PSOL, por sua vez, avaliam que a pesquisa Atlas desta quarta expõe um cenário de maior preocupação para Nunes e traz até um ponto a favor de Boulos.
A avaliação é que, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT, o psolista conseguiu manter o campo da esquerda unido em torno de seu nome.
Entre os aliados de José Luiz Datena (PSDB), a ordem é aguardar os próximos levantamentos já que, segundo eles, os números da pesquisa Atlas não vinham coincidindo com outros institutos. Nesta semana ainda sairão dados do Datafolha e do Paraná Pesquisas.
A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta foi a primeira após o registro das candidaturas, o início da campanha e a realização dos primeiros debates entre os principais candidatos a prefeito de São Paulo.
O levantamento do instituto escutou 1.803 paulistanos de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 20 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a identificação SP-02504/2024.
Fonte: PortalCidadeNews