Produtor rural de Água Branca, no Sertão de Alagoas, Cláudio Gongaza decidiu inovar e apostou na produção de morangos, que predomina em regiões mais frias do Brasil. Técnicas precisas e persistência têm ajudado o produtor rural a driblar a adversidade do clima quente para manter o cultivo e ter um bom escoamento de produção.
“O morango costuma ser plantado em lugares frios, mas aqui é quente. É uma luta para conseguir manter eles aqui”, disse.
Para conseguir manter vivo o cultivo de morangos no clima semiárido, Gonzaga aposta em técnicas de manejo e de irrigação, como o gotejamento. A depender da época do ano, quando está mais quente, o produtor opta pelo cultivo dos morangos em estufas.
“Temos que controlar a umidade tanto na terra embaixo como a água nas folhas dele. Chegou o inverno eu saio distribuindo as mudas”, explicou.
Para ter sucesso na produção de morangos, Cláudio Gonzaga conta com o auxílio de equipes da Embrapa. Técnico em agropecuária, Isaquiel Dias explica que alternativas estão sendo buscadas para ajudar o produtor rural em sua empreitada.
“Não existe uma assistência técnica voltada para o morango, mas, a gente tem pesquisado e trazido alternativas para ele continuar nessa cultura”.
Depois do trabalho árduo… enfim a recompensa. Cláudio Gonzaga diz que os seus morangos fazem sucesso não só em Água Branca, onde tem uma clientela fiel, como em cidades vizinhas sendo sucesso nas feiras municipais.
“É muita gente! O povo vem escolher aqui e eu também levo uma vez por semana na feira”, comemorou.
Fonte: G1