Em Alagoas, mais de 30 mil candidatos fizeram as provas do Concurso Nacional Unificado (CNPU) neste domingo (18). Os exames foram aplicados em Maceió e em Arapiraca nos dois períodos. O ‘Enem dos concursos’ é considerado o maior concurso da história do país em números de inscritos.
Os candidatos chegaram cedo aos seus locais de prova. Em algumas escolas, as filas formadas nas calçadas podiam ser vistas de longe. Para atender a demanda de candidatos em Maceió, as linhas de ônibus foram ampliadas das 6 da manhã até as 17h.
Dora Sampaio saiu de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió, para fazer prova no Cepa, que é o maior complexo de escolas estaduais de Alagoas.
“É um concurso unificado então a expectativa é muito maior do que em concursos mais específicos. Tem que procurar melhorar sempre na vida e os caminhos estão aí”, disse.
Assim como Dora, a professora Maria de Deus aproveitou a oportunidade para brigar por uma das vagas no ‘Enem dos concursos’. Depois de fazer as provas o que prevaleceu foi o otimismo.
“Estou confiante! Foi uma prova tranquila, gostei da escola, a localização foi ótima para mim. Estou feliz e com o pensamento positivo de que vai dar certo. É esperar [o resultado] e torcer bastante”.
No total, são 64 locais de aplicação de provas em Maceió e em Arapiraca. No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), a prova foi aplicada em sete escolas. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.
O CNPU vai preencher 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal. Inicialmente, cerca de 30,9 mil alagoanos se inscreveram para as provas. Mas, depois das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul muitos candidatos cancelaram a inscrição.
Colégio Santa Úrsula recebeu candidatos para prova — Foto: Deila Dantas/ G1
Fonte: G1