Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Chile nesta segunda-feira (5 de agosto), um incidente ocorreu quando um segurança afastou uma jornalista que tentava se aproximar do presidente para fazer perguntas. O episódio foi registrado em vídeo e mostra Lula caminhando por Santiago cercado por assessores e seguranças, quando duas jornalistas com microfones se aproximaram. Uma delas foi puxada pelo ombro por um dos seguranças ao tentar questionar Lula.
Confira detalhes no vídeo:
O presidente se reuniu com o presidente chileno Gabriel Boric no Palácio de La Moneda, e sua volta ao Brasil está marcada para terça-feira. A coluna Guilherme Amado solicitou um posicionamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre o comportamento do segurança, mas ainda não obteve resposta.
A Secretaria de Imprensa afirmou que não houve agressão e explicou que a ação foi necessária porque a jornalista não estava credenciada e não havia previsão de abordagem de jornalistas naquele momento. A coluna também está tentando contato com a jornalista envolvida.
Fonte: PensandoDireita