Nesta quinta-feira (1º.ago.2024), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, defendeu a participação dos ministros do STF em eventos financiados por entidades privadas, chamando as críticas a respeito de “infundadas e improcedentes”. A Corte e seus magistrados têm enfrentado questionamentos pela falta de transparência sobre esses gastos.
Confira detalhes no vídeo:
Barroso argumentou que os questionamentos refletem um preconceito contra a iniciativa privada e o empreendedorismo no Brasil. Ele fez essas declarações durante a abertura da primeira sessão presencial do STF após o recesso.
A principal crítica é que a presença dos ministros em eventos privados poderia configurar um conflito de interesses, dado que há casos envolvendo esses empresários em julgamento no Supremo. No entanto, Barroso afirmou que a convivência com diversos grupos de interesse, como representantes de comunidades indígenas e sindicalistas, é comum e não representa um problema ético. Ele destacou que a participação em eventos privados segue a mesma lógica.
Fonte: PensandoDireita