Um casal foi preso nesta sexta-feira (19) e autuado por cárcere privado e maus-tratos por suspeita de manter um jovem de 27 anos, com problemas mentais, preso em um cômodo, uma espécie de calabouço, segundo a Polícia Militar. A casa fica no Vergel do Lago, em Maceió. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Os militares cumpriram os mandados de prisão expedidos pela 14ª Vara Criminal da Capital, por maus-tratos de incapaz. No momento da prisão, apenas a mãe da vítima foi encontrada. O companheiro dela não estava em casa, mas se dirigiu de forma espontânea até a delegacia e também foi preso. Durante seu depoimento, o homem, que tem 69 anos, se manteve em silêncio.
A denúncia foi feita pelo pai da vítima contra a mãe e seu companheiro. Ele procurou a polícia no dia 5 de julho informando que seu filho encontrava-se em situação de cárcere privado. Explicou que a mãe tem a guarda do jovem e que ela teria viajado para a casa de parentes na cidade de Anadia, deixando o filho aos cuidados de seu companheiro.
O homem relatou que já sabia das condições há algum tempo, mas tinha medo de denunciar porque teria sido ameaçado e se levasse a polícia até lá, seria morto por traficantes da região, conhecida como “Beco da Morte”. Ao tomar conhecimento que sua ex-esposa havia viajado, ele finalmente resolveu fazer a denúncia e conseguiu resgatar o filho com ajuda de militares.
O jovem foi encontrado trancado em um cômodo em condições precárias de higiene, sem água nem comida. O local, que teria sido construído pelo companheiro da esposa, fica nos fundos da casa, tem grades, uma cama de cimento e não tem energia elétrica. A vítima estava em colchão, onde dormia, e que estava defecado.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve presente durante o resgate, junto com a PM. Militares que acompanharam a ocorrência disseram que a vítima estava visivelmente debilitada, magra e bastante assustada, sem conseguir se comunicar com ninguém. Foi necessário o uso de alicate para cortar os cadeados que trancavam a grade.
O jovem foi levado para o Hospital Portugal Ramalho, mas tendo em vista o estado de desnutrição em que se encontrava, precisou ser encaminhado para atendimento médico e foi levado para a UPA Benedito Bentes. Não há informações sobre atualização de seu estado de saúde.
Fonte: G1