Moradores de 11 localidades de Maceió terão o abastecimento de água suspenso nesta terça-feira (10) para a instalação de um equipamento de proteção hidráulica, que vai prevenir danos estruturais na adutora de água tratada no Sistema Aviação.
O serviço começou às 7h e a previsão é de que seja concluído às 17h. A orientação da BRK é que os moradores evitem o desperdício de água por causa da instabilidade temporária no abastecimento nesse período.
As localidades afetadas são as seguintes:
- Cidade Universitária
- Santos Dumont
- Clima Bom
- Tabuleiro dos Martins
- Eustáquio Gomes
- Inocoop
- Medeiros Neto
- Santa Amélia
- Santa Lúcia
- Conjunto Santa Maria
- Colina dos Eucaliptos
Implantado pela primeira vez na Região Metropolitana de Maceió, o dispositivo, chamado reservatório hidropneumático, tem a função de equilibrar a pressão no interior da adutora quando o fluxo de água é retomado após uma paralisação do sistema para manutenção ou por queda de energia, por exemplo.
O sistema será religado quando os trabalhos terminarem e o fornecimento começará a ser retomado gradativamente nas regiões atendidas, à medida que o reservatório da BRK, localizado no Hospital Universitário, atinja o nível adequado para a pressurização das redes de distribuição que chegam aos imóveis.
“O equipamento controla a velocidade da água durante o retorno do fluxo, uma vez que as elevadas tensões no interior do duto, causadas pela oscilação da vazão, podem provocar rompimentos na estrutura, além de outros danos operacionais. Esse fenômeno é conhecido como golpe de aríete”, explicou Heitor Rezende, gerente de Engenharia da BRK em Alagoas.
O Sistema Aviação é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela produção da água tratada distribuída pela BRK na capital e mais nove cidades alagoanas.
Fonte: G1