O ano de 2023 tem tudo para ser promissor para os baianos no quesito oportunidades no serviço público. Alguns concursos Bahia 2023 estão com preparativos avançados e devem sair nos próximos meses. Vamos conferir quais esses editais?
Embora a Segurança Pública já tenha tido editais publicados e não deve receber novos concursos, outras áreas serão contempladas e têm editais encaminhados.
Quem almeja tribunais e oportunidades para a área de apoio, esse tem tudo para ser um ano de muitas vagas no estado, sobretudo em carreiras administrativas.
Pensando em ajudar os candidatros que procuram por concursos Bahia 2023, Folha Dirigida separou as principais oportunidades. Veja a seguir!
Concursos Bahia 2023: veja o que está previsto para sair
A seguir, veja a lista de concursos 2023 previstos para sair no Estado da Bahia e um breve resumo sobre cada um deles. Além disso, já inicie a sua preparação em busca da tão sonhada vaga pública.
Concurso PGE BA
A Procuradoria Geral do Estado da Bahia formou comissão organizadora e já inicioui preparativos para realizar um novo concurso PGE BA para a área de apoio. Os cargos ainda não foram confirmados, tampouco a oferta de vagas.
O grupo criado ficará responsável pela elaboração do projeto básico e escolha da banca organizadora. Após concluído esse processo, o edital poderá ser divulgado. O último concurso para servidores da PGE-BA aconteceu em 2013 e foi feito pela FCC (Fundação Carlos Chagas).
Concurso MP BA
O Ministério Público da Bahia também está com preparativos em andamento visando a realização de um novo concurso MP BA. Mas, as chancess erão para a carreira de promotor, que exige nível superior. A comissão está formada.
O cargo de promotor de justiça substituto exige: Bacharelado em Direito e três anos de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso superior. Segundo consta no Portal da Transparência do MP da Bahia, a remuneração inicial dos promotores de justiça substitutos é de R$27.098,07.
Para servidores, o MP BA já divulgou o edital do seu concurso com vagas para assistente e analista. As inscrições ficarão abertas até 6 de fevereiro, pela internet.
cidade de juazeiro ba vista de cima
Concursos Bahia 2023 têm vários editais previstos e iminentes.
(Foto: Divulgação)
► Tribunais
O ano na Bahia também está com muitas oportunidades para quem busca entrar para a área de tribunais. Veja a seguir o que pode sair:
Tribunal de Justiça (Concurso TJ BA)
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia está com preparativos adiantados e já se encaminha para realizar um novo concurso TJ BA para servidores, ou seja, em cargos da área de apoio.
O regulamento, inclusive, já foi publicado e antecipou alguns detalhes, como etapas de seleção, prazo de validade e informações sobre inscrição. Além disso, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia já recebeu aval do Conselho e foi aprovado.
Tribunal Superior do Trabalho (Concurso TST)
Foi publicado o edital do concurso TST unificado 2023, com vagas para juiz do trabalho substituto. São 300 vagas para todos os TRT’s do país, contemplando o Estado da Bahia.
A tabela do edital confirma que o TRT da 5ª região, com sede na Bahia, terá cinco vagas ofertadas. A seleção ainda conta com cadastro de reserva.
A carreira de juiz do TST exige o nível superior em Direito e experiência jurídica de, no mínimo, três anos. Os ganhos em início de carreira são de R$32.004,65.
► Vale lembrar que, em 2022, foi realizado um concurso TRT BA com vagas para técnicos e analistas. Os aprovados devem ser chamados no decorrer de 2023.
Outros editais de concursos na Bahia
► Crea BA
O Conselho Regional do Estado da Bahia já definiu banca organizadora e tem tudo encaminhado para realizar um novo concurso Crea BA em breve.
O Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), inclusive, já teve o seu contrato assinado. A banca já criou a página de acompanhamento em seu site e diz que o edital sairá “em breve” e, portanto, a publicação do documento não deve demorar.
► Câmara de Ilhéus BA
Em dezembro, a Câmara de Ilhéus BA firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Estado e um novo concurso público deve ser realizado. Inclusive, essa será a primeira vez que a Casa realizará o ingresso de servidores efetivos.
Segundo o presidente da Câmara, Jerbson Moraes, a necessidade de um novo concurso existe, principalmente porque o Legislativo municipal se encontra em uma situação totalmente inconstitucional, já que não possui nenhum cargo efetivo .
Fonte: folhadirigida