A lava alaranjada a partir de um jorro vulcânico na Península de Reykjanes, na Islândia, e as sombras no topo de uma montanha em uma geleira em Yukon, no Canadá, estão entre as imagens vencedoras do segundo prêmio anual Natural Landscape Photography Award.
As duas fotos, do austríaco Philipp Jakesch e do canadense Jim Lamont, respectivamente, levaram para casa o prêmio conjunto na categoria “Fotografia do Ano”.
“Com as mudanças climáticas, o Glaciar Lowell, como a maioria das geleiras do mundo, está desmoronando em ruínas e sua superfície vai gradualmente desaparecendo sob sujeira e escombros enquanto o gelo derrete”, detalha Lamont. “A imagem pretende sugerir a onda de destruição que nos esmagará a menos que deixemos de despejar carbono na atmosfera”.
As geleiras estão derretendo muito mais rápido do que o esperado, conforme um estudo de 2021. De 2000 a 2019, a taxa de derretimento acelerou de estimados 36 centímetros por ano para 69 centímetros por ano. O derretimento das geleiras contribuiu para um aumento estimado de 21% do nível do mar desde 2000, representando mais de meio centímetro de subida. Os aumentos mais rápidos do derretimento ocorreram no Alasca, no oeste do Canadá e nos Estados Unidos.