Um novo concurso Bombeiros MS foi autorizado e ocorrerá em breve. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, deu aval para que a corporação possa preencher 260 vagas.
O aval é para o provimento efetivo em cargos de soldado e oficial, sendo:
- 250 vagas para soldados; e
- 10 vagas para oficiais.
O aval dado pelo governador, inclusive, já foi publicado no Diário Oficial do estado e está em vigor. A próxima etapa é a elaboração da comissão organizadora que ficará responsável pelos preparativos.
Ainda não há previsão de quando o edital será lançado, mas a expectativa é de que isso aconteça ainda este ano.
O governador ressaltou o interesse em contar com mais servidores na segurança Pública, dizendo:
“Queremos reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação. Estamos visando a melhora dos serviços públicos e o atendimento à população”, garante o governador.
Ainda de acordo com o governo do MS, será a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização a responsável por organizar o concurso, em conjunto com as secretarias.
“Feito o concurso público vem mais policial para atender a demanda da população. Isso fortalece as políticas governamentais na área da segurança pública, mas também atendemos o meio ambiente e o nosso serviço de inteligência que cuida da TI [Tecnologia da Informação] do Estado. Então, é mais um complemento dos concursos que já validamos para fortalecer ainda mais as estruturas do Estado do Mato Grosso do Sul”, concluiu Reinaldo Azambuja.
Último concurso Bombeiros MS aconteceu em 2018
Quem deseja se antecipar e já iniciar os estudos, o melhor caminho é o edital anterior. No caso do Corpo de Bombeiros, o concurso mais recente é de 2018, quanto também foram ofertadas chances para soldados e oficiais.
A seleção foi organizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems), que foi a banca do concurso.
Foram ofertadas 176 vagas, sendo:
153 vagas para soldado
- 137 vagas para homens
- 16 vagas para mulheres
23 vagas para oficial
- 18 vagas para homens
- cinco vagas para mulheres
As oportunidades eram para os níveis médio e superior, respectivamente. Os candidatos foram avaliados por cinco etapas, sendo as seguintes etapas:
- Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de Aptidão Mental (avaliação psicotécnica), de caráter eliminatório;
- Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
- Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
- Investigação Social, de caráter eliminatório.