O índice de preços ao consumidor do Reino Unido (CPI, na sigla em inglês) subiu 9,1% no acumulado de 12 meses até maio. Esse é o maior patamar desde 1982. A aceleração da inflação foi puxada pela alta dos custos dos alimentos e transportes.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (22) pela ONS (Office for National Statistics).
O índice de preços subiu 0,7% em maio contra abril. Acelerou em relação ao mês anterior (+0,6%). A inflação acumulada em 12 meses até maio de 2021 foi de 2,1%. Subiu 7 pontos percentuais em 1 ano.
Os transportes –em especial os preços dos combustíveis– e a alimentação pressionaram o índice de preços. Tiveram impacto de 2,85 pontos percentuais no índice de 12 meses. O número corresponde a 31% de toda a inflação do período.
Na quinta-feira (16), o Reino Unido aumentou em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros para controlar a inflação. Os juros subiram para 1,25% ao ano, com a 5ª alta seguida do Bank of England. O Reino Unido tem a 5ª maior inflação do G20, atrás somente de Turquia (+73,5%), Argentina (+60,7%), Rússia (+17,1%) e Brasil (+11,7%).
Fonte: Terrabrasilnotciias