As prefeituras de Santa Luzia do Norte e Roteiro, em Alagoas, anunciaram nesta sexta-feira (27) o cancelamento das festas juninas, fazendo subir para 5 o número de cidades que tomaram a mesma medida por causa dos prejuízos causados pelas chuvas que atingem o estado.
Feliz Deserto, Jequiá da Praia e São Miguel dos Campos já haviam anunciado o cancelamento dos festejos de São João na quinta (26). A informação é da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Em Santa Luzia do Norte há 135 pessoas afetadas, sendo 120 desabrigadas e 15 desalojadas. Já em Roteiro, são 19 afetados, sendo 9 desabrigados e 10 desalojados.
A situação dos outros três municípios também é crítica. Feliz Deserto tem 272 pessoas afetadas. Em Jequiá da Praia, são 66 afetados. No município em pior situação, São Miguel dos Campos, são quase mil pessoas afetadas, sendo 525 desabrigadas e 432 desalojadas.
Grau de risco do alerta de chuvas em Alagoas aumenta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou o grau de severidade do aviso de chuva emitido para os municípios de Alagoas nesta sexta-feira (26). Pela manhã, 74 cidades estavam sob alerta laranja (perigo de chuvas intensas), mas agora a maioria está sob alerta vermelho (grande perigo de chuvas intensas), com validade até a manhã de sábado (28).
De acordo com o Inmet, 51 cidades podem ter chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h, com “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”.
Outros 34 municípios têm possibilidade de rajadas de ventos com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h e risco de “corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.
Fonte: G1