Uma fumaça com um formato diferente chamou a atenção dos moradores de Capão Bonito, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (20).
A partir de um fenômeno chamado de “inversão térmica”, a fumaça de uma queimada na cidade ganhou um aspecto inusitado, se espalhando no céu em linha reta.
O morador Nivaldo Camargo enviou uma foto do fenômeno à TV TEM, registrado no Jardim Vale Verde em Capão Bonito.
A fumaça também foi vista em São Miguel Arcanjo, e o morador William Júlio registrou o desenho no céu, no bairro Gramadão (veja abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/X/x/sbslmJQQ657PnG5cIbhA/whatsapp-image-2022-05-20-at-18.16.08.jpeg)
Fumaça em linha reta também foi vista em São Miguel Arcanjo (SP) — Foto: William Júlio/Arquivo pessoal
Segundo o meteorologista Daniel Nassif, as imagens mostram um foco de queimada de algum material vegetal, já que a fumaça está branca.
Daniel explicou que o fenômeno da inversão térmica acontece quando o ar frio está nas altitudes baixas e o ar quente, nas camadas mais elevadas da atmosfera.
A partir disso, a fumaça sobe até uma determinada altitude até que ela resfria, momento em que não consegue mais subir ou descer, causando o efeito visto na foto.
O Corpo de Bombeiros afirmou que não foi acionado para combater a queimada na região.