A prefeitura de São Paulo encerrou na última sexta-feira (5) as inscrições de blocos de rua para o Carnaval 2022. Foram 867 pedidos para desfiles, segundo dados divulgados no sábado (7).
O número de inscrições de desfiles foi menor que o recorde registrado em 2020, quando 960 desfiles foram solicitados, mas superior ao verificado em 2019, quando 550 cortejos foram registrados. Segundo a prefeitura, o alto número de inscrições aponta que o carnaval de rua 2022 em São Paulo pode ser o maior do Brasil.
O número considera o total de desfiles solicitados, mas o número de blocos a desfilar é inferior ao de cortejos, já que alguns grupos podem se apresentar em mais de um dia. Além disso, o número de desfiles que de fato ocorrem é, geralmente, inferior ao de inscritos, porque alguns blocos acabam desistindo.
Os blocos, cordões e grupos musicais devem desfilar nos períodos pré, durante e pós carnaval, entre os dias 19 de fevereiro e 6 de março
A prefeitura tem trabalhado para que o evento aconteça e seja o maior de toda a história, atraindo mais de 15 milhões de foliões para as ruas da cidade. Contudo, a realização do carnaval vai depender do cenário da pandemia de covid-19, podendo até ser cancelado caso uma nova variante surja e a situação epidemiológica piore.