O vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PROS) entrou, nesta quinta-feira (28), em uma das unidades da Rede Cuca em Fortaleza, no Bairro José Walter, e retirou as placas de sinalização que comunicam a permissão de utilização dos banheiros da rede por pessoas trans e não binárias.
A informação é da Rede Cuca que, por meio de comunicado nas redes sociais, disse que o ato “não será tolerado” e que “as devidas providências serão tomadas”. A Rede Cuca, equipamento mantido pela prefeitura de Fortaleza, é direcionada a promover projetos de cultura, lazer, esporte e profissionalização a jovens da cidade.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o vereador aparece arrancando uma das placas e diz que nenhuma lei para a fabricação delas foi aprovada na Câmara Municipal.
“Banheiro para homem é banheiro para homem. Banheiro para mulher é banheiro para mulher. Eu vim exatamente fiscalizar e aqui, (na placa) se tivesse lei, para permitir isso aqui, era para estar a lei aqui aprovada por nós na Câmara Municipal”, disse o vereador.
O vereador também questionou com qual verba as placas foram fabricadas e registrou um boletim de ocorrência no 8º Distrito Policial, com base no artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente, por “submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento”.