Famílias afegãs famintas estão vendendo as filhas em uma tentativa desesperada de conseguir dinheiro depois que o Taleban assumiu o controle do país e do fim das remessas de ajuda estrangeira, que sustentavam a frágil economia. A repórter da BBC Yogita Limaye viajou para um vilarejo próximo da região de Herat, no oeste do país, e falou com uma mãe que vendeu sua filha por 500 dólares para comprar alimentos para seus outros três filhos.
Bebê (na imagem) foi vendida no Afeganistão (Foto: Reprodução BBC)
O comprador foi um homem não identificado que alegou que criaria a menina para que ela se casasse com seu filho no futuro, mas não há garantia de suas intenções. Ele pagou adiantado à família 250 dólares, o suficiente para alimentá-los por alguns meses, e dará o restante quando voltar para buscar o bebê “assim que ela puder andar”.
“Meus outros filhos estavam morrendo de fome, então tivemos que vender minha filha’, disse a mãe à BBC. “Como posso não estar triste? Ela é minha filha. Eu gostaria de não ter que vender minha filha.”. O Afeganistão – um país empobrecido e devastado por décadas de conflito e corrupção – dependia de ajuda externa para cerca de 40% de seu PIB, mesmo quando era governado por um presidente apoiado por nações ocidentais como Estados Unidos a Inglaterra.