A parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) – por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira e Cidade Sorriso – e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Benedito Bentes vai ganhar força através da formalização deste trabalho e beneficiar ainda mais a população em vulnerabilidade social que reside na parte alta de Maceió.
Após uma reunião entre a titular da Semas, Celiany Rocha, o chefe de Departamento Acadêmico do Ifal, Max Manhas, e técnicos da Semas, nesta quinta-feira (14), a parceria será formalizada visando a ampliação dos serviços para a comunidade atendida nos equipamentos sociais e passando a ofertar, por exemplo, cursos na área de saúde.
De acordo com Max Manhas, a proposta é aproveitar a chegada de novos profissionais da área de saúde no Campus Benedito Bentes no início de 2018 e ofertar cursos como o de cuidador de idosos e infantil. “Nossa intenção é aproximar a comunidade da instituição e ofertar cursos através dos novos profissionais que vão assumir no início do ano que vem. Queremos fazer com que esta comunidade desperte o sentimento de pertencimento”, destacou o professor.
Celiany destacou a importância de parcerias como esta para proporcionar ações diferentes para os usuários da Assistência Social. “A gente agradece demais esta parceria com Ifal Benedito Bentes porque nossos usuários ainda sofrem preconceito, uma vez que muitas empresas ainda associam pobreza com violência e marginalidade e acabam não abrindo espaço para a população em situação de vulnerabilidade social. O trabalho já realizado hoje com o Ifal Benedito Bentes traz grandes frutos, pois nossos jovens conhecem o campus e querem estar lá. Passam a almejar uma vaga e querem estudar no Ifal, podendo, através do estudo, ter um futuro diferente, com oportunidades. Esta parceria não é apenas um projeto institucional, é de cidadania e queremos que esta corrente de querer fazer cresça cada vez mais”, reforçou a gestora.
Atualmente, mais de 200 usuários dos Cras Selma Bandeira e Cidade Sorriso já participaram de atividades em parceria com o Ifal Benedito Bentes. Entre as ações educativas estão palestras de orientação sobre o mercado de trabalho para adolescentes atendidos nos equipamentos sociais, oficina sustentável para mulheres e projeto cultural com exibição de filmes.
“Através do Projeto Cultural do Ifal são exibidos vídeos para nossas crianças com temas que refletem, por exemplo, a importância da participação, trabalho coletivo, solidariedade e sentimentos de pertença. São momentos importantes de integração e fortalecimento da rede socioassistencial no território Benedito Bentes”, destacou a coordenadora do Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira.
Na reunião ficou acordado que as procuradorias do Ifal e do Município deverão analisar qual o meio mais adequado para formalizar a parceria.
Participaram também da reunião, a diretora de Proteção Social Básica e Transferência de Renda da Semas, Carla Barros, e a coordenadora geral dos Cras, Denaide Oliveira.