Em nota ao Cada Minuto na noite desta terça-feira, 12, o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen/AL), através de sua assessoria, esclarece que a categoria não está em greve, mas em estado de operação padrão, trabalhando dentro das recomendações de segurança, que preconiza o efetivo de um agente para cada cinco reeducandos.
No texto, o Sindapen também afirma que diante da precariedade de trabalho que coloca em risco a integridade dos servidores, reeducandos, visitantes e advogados, somente os serviços essenciais estão funcionando normalmente. O Sindicato também diz que aguarda o bom senso e honradez do governo para que o que foi acordado seja cumprido.
Confira a nota do Sindapen, na íntegra, abaixo:
“O Sindapen / AL (Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas) esclarece que, atualmente, não existe greve dos agentes penitenciários do sistema prisional alagoano. Em virtude do descumprimento do acordo referente ao Plano de Cargos e Carreiras e da incorporação do adicional de periculosidade, previamente assinados em ata e amplamente discutidos com o Governo de Alagoas, os agentes decidiram trabalhar seguindo as recomendações de segurança adequadas, que preconizam o efetivo de 1 agente para 5 reeducandos – padrão distante da realidade do nosso sistema prisional. Diante da precariedade das condições de trabalho que colocam em risco a integridade dos servidores, reeducandos, visitantes e advogados, apenas os serviços essenciais seguem funcionando. Na certeza de que a nossa luta é a luta pela segurança da sociedade alagoana, o Sindapen informa que não há greve e aguarda que o Governo de Alagoas, movido pelo bom senso e honradez dos bons gestores, cumpra o que foi acordado e assinado em ata.