Na próxima quarta-feira (1º) a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realiza a eleição para os cargos da mesa diretora. O Edital de Convocação para a sessão preparatória está publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (30) e a eleição acontece às 15h da quarta.
Serão ocupadas as vagas de presidente, em eleição isolada, e de 1º, 2º e 3º vice-presidentes; 1º, 2º, 3º e 4º secretários e 1º e 2º suplentes, por chapa conjunta. O registro dos candidatos pode ser feito até 13 horas do dia da eleição mediante requerimento formalizado junto ao Protocolo Geral da Assembleia Legislativa.
A eleição para todos os cargos da Mesa Diretora será realizada por processo de votação secreto, impedida a tramitação de qualquer outra matéria na sessão.
Para ser eleito, o Regimento Interno da Casa determina que o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação. Caso isso não ocorra, após um intervalo de trinta minutos, realiza-se um segundo escrutínio em que concorrerão apenas os dois candidatos mais votados. Em caso de empate, será considerado eleito o mais idoso.