A Polícia Civil de Alagoas recebeu nesta sexta-feira (9) mais um lote contendo 895 novos coletes balísticos (à prova de balas), completando um total de 1.395, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública – Funesp. Outros 622 coletes, que estão sendo doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, chegarão ainda este mês.
Inicialmente, a previsão da chegada era para o final do mês de dezembro, mas o delegado-geral solicitou à Gerência de Estatística e Informática (Geinfo), departamento responsável pelo controle da carga bélica e do material de proteção pessoal da instituição, que agilizasse os procedimentos para a chegada do material.Com isso, segundo o delegado-geral Paulo Cerqueira, a PC começa a por em prática a meta perseguida pela instituição há algum tempo que é ter disponível colete para cada policial, com acautelamento individualizado. No total, estão sendo adquiridos 2.022 novos coletes.
A Geinfo informou que, na próxima semana, divulgará a forma como os coletes serão entregues aos policiais.
Na quarta-feira (7), a Polícia Civil recebeu também 42 fuzis, sendo dois para atiradores snipers; 20, do tipo ParaFal, calibre 7,62mm, e outros 20, do tipo IA2, todos fabricados pela Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL.
Um primeiro lote de 300 armas, marca Taurus, modelo PT 940, adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública – FUNESP, representando investimento de R$ 683.583,00, já chegou.
Na próxima semana, os policiais civis Ednildo Macena da Silva e Wellington da Silva Figueiredo, membros da Comissão de Avaliação e Modernização de Material Bélico da PC, criada por meio de portaria, do delegado-geral, irão à sede da fábrica Taurus, no Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de realizar e acompanhar testes em mais 370 pistolas, como também dos seus respectivos carregadores, que estão sendo adquiridos.
Ascom PC