A primeira-dama do Estado de Alagoas, Renata Calheiros, acompanhou, nesta quarta-feira (30), uma aula do projeto ‘Navegando Com o Meio Ambiente’, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
A atividade é realizada no barco escola do IMA, na lagoa Mundaú, e oferece gratuitamente aula abordando a preservação ambiental e os aspetos do ecossistema que constituem o complexo estuarino lagunar, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha de Santa Rita.
O programa chamou atenção da primeira-dama por ser voltado para crianças de escolas públicas e com uma proposta didática fora dos padrões tradicionais da sala de aula.
“É uma experiência importante porque possibilita in loco uma análise da riqueza natural que temos no nosso Estado e nos chama a refletir sobre os danos ao meio ambiente, e ao próprio homem, quando a natureza é agredida. Inseridas neste contexto as crianças aprendem com mais facilidade”, disse a primeira-dama.
O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, que acompanhou Renata Calheiros durante o passeio educativo, falou sobre a importância do apoio da primeira-dama ao projeto.
“Ela desenvolve um trabalho com crianças no Estado, e este é nosso público alvo. Queríamos apresentá-la porque sabemos que a primeira-dama nos ajudará a formar mais multiplicadores na defesa do meio ambiente”, afirmou Gustavo Lopes.
O barco escola conta com uma equipe multidisciplinar, formada por biólogos, geógrafos e assistentes sociais que abordam o conteúdo educativo durante todo o trajeto da embarcação.
De acordo com a geóloga e consultora ambiental, Josielma Araújo, outros grupos que tenham interesse pelo tema também podem participar do projeto, já que a aula é adaptada, mas a prioridade são as crianças.