A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e o Curso de Mestrado em Energia da Biomassa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), realizou nesta quarta-feira (13) no auditório do Centro de Ciências Agrárias, em Rio Largo, o I Workshop Biomassa e Energia.
O evento discutiu a situação atual e as futuras demandas energéticas em Alagoas, além da inserção da biomassa na matriz energética do Estado. Participaram representantes de usinas sucroenergéticas, indústrias do setor cerâmico, produtores, empresas com interesse na geração de energia e estudantes de agronomia e química industrial.
O Workshop acontece em meio a um momento em que o Brasil busca novas alternativas de geração de energia que possam diminuir as emissões de gases do efeito estufa, aumentando a necessidade de novas tecnologias para a geração de energia limpa e renovável.
Em Alagoas, a participação do setor sucroenergético que trabalha com a utilização do bagaço da cana-de-açúcar para a cogeração – produção que combina calor e potência mecânica – produz uma matriz energética predominantemente renovável. Tendo em vista todo o potencial de aproveitamento da palha da cana e dos resíduos de outras culturas, como a fibra de coco e as casca de arroz, por exemplo, o evento possibilita a ampliação da cogeração nas usinas e o aumento no suprimento de biomassa em outros setores que demandam energia.