No início da manhã desta quinta-feira (7) uma operação denominada Kapnós foi coordenada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). A ação ocorreu em mais quatro estados nordestino para desarticular uma quadrilha que traficava cigarros falsificados.
Cem agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 45 homens das Polícias Civil e Militar de Alagoas cumpriram 14 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Já foram recolhidas caixas de cigarros falsificados, veículos de luxo, lanchas e jet-skis. A operação também está ocorrendo nos estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.
As investigações inciaram há quatro meses com a identificação de dois vendedores no Mercado da Produção e na Feira do Artesanato, em Maceió. Os revendedores compravam os produtos de fábricas clandestinas da região Sul do país, com selos de marcas paraguaias como eight, gift, bello e meridiane; e distribuíam para diversos centros de comércio no Nordeste.
A quadrilha trabalhava como uma empresa organizada com gerência, fornecedores regionais, os estaduais, e os locais, chegando a lucrar R$ 1 milhão ao ano.
Redação