Funcionários dos Correios realizam nesta quarta-feira (27) uma paralisação de 24 horas em todo o estado. O objetivo é chamar a atenção da população para a precaridade que a empresa vive e o risco de privatização. Em Maceió, os carteiros estão reunidos na agência central, na Rua João Pessoa, no Centro de Maceió.
De acordo com o presidente do sindicato dos Correios, Altames Holanda, a categoria que expor a real situação enfrentada, como o baixo número de carteiros, falta de combustível nos veículos que realizam distribuição e a falta de segurança nas agências.
“Tudo isso faz parte de um plano para precarizar os serviços e justificar a privatização”, disse Altames. Segundo ele, caso a empresa seja privatizada, a população das cidades menores será a mais prejudicada: “Aqueles que estão de olho nos Correios preferem as cidades maiores, onde o lucro da distribuição é maior. E como ficariam os municípios menores?”.
O movimento também acontece em outras cidades. Em Arapiraca e Delmiro Gouveia, os carteiros estão concentrados no Centro de suas cidades. O serviço retorna normalmente amanhã (28).
Marcos Filipe Sousa