Os mutirões da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) fazem parte das ações estratégicas da Prefeitura para manter um serviço amplo e eficiente à população em relação ao ordenamento e higiene nos logradouros públicos da capital. Semanalmente, duas localidades são contempladas pela iniciativa, que envolve trabalhos manuais e mecanizados entre varrição, capinação, pintura de guia e retirada de resíduos. Neste sábado (26), as regiões beneficiadas são o bairro Cruz das Almas e o conjunto José Aprígio Vilela, na parte alta.
Segundo reforça o titular da Slum, David Maia, a ação é uma forma de ampliar os serviços de limpeza urbana nos bairro, complementando o trabalho realizado diariamente em todas as regiões. “No ano passado, 96 mutirões foram realizados e, neste ano, 16 localidades já foram contempladas. Seguimos com esta grande ação semanalmente e a nossa expectativa é encerrar 2016 com um número ainda maior. A Slum está fazendo a sua parte, mas é preciso que o cidadão também colabore para que possamos manter a cidade limpa”, disse o gestor.
Contando com o trabalho de aproximadamente 150 agentes de limpeza, o mutirão é realizado sempre aos sábados e contempla regiões escolhidas a partir das solicitações da população ou por demandas registradas durante as visitas técnicas realizadas pela equipe da Diretoria de Operações da Slum. O planejamento é feito por meio de uma ordem de serviço, que é definida quinzenalmente e atende todas as demandas recebidas pelo órgão.
O maceioense também pode colaborar com a limpeza urbana. Além de evitar o descarte inadequado, todo cidadão deve agir como um fiscal da cidade, ajudando para mantê-la ordenada e limpeza. Para isso, a Slum disponibiliza dois canais de comunicação em que a população pode solicitar serviços do órgão ou realizar denúncias por descarte irregular de resíduos. São o Disque Limpeza 82 3315-2600 e o Fale Conosco, no site da Prefeitura de Maceió por meio do link www.maceio.al.gov.br/slum/fale-conosco.
Maceió – Ascom