Neste sábado, 19 o Conselho Regional de Farmácia realiza uma ação de orientação a população maceioense sobre dengue, a chikungunya e a zika. Intitulada Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti, a campanha tem como objetivo transformar cada farmacêutico em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um ponto avançado de ação contra as três doenças transmitidas pelo vetor e que são, hoje, um problema de saúde pública.
Alexandre Correia, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas explica que os farmacêuticos irão oferecer a orientação correta aos pacientes sobre a prevenção e controle dessas doenças. “Estaremos com um stand no Maceió Shopping prestando esclarecimento sobre as doenças, bem como identificando pessoas com sinais e sintomas sugestivos, encaminhando casos suspeitos, prescrevendo terapias adequadas e quando pertinente acompanhando pacientes em tratamento”, pontuou.
De acordo com o presidente, os farmacêuticos são os profissionais da saúde mais próximos e acessíveis à população. E historicamente, eles sempre desempenharam papel fundamental em grandes epidemias, como por exemplo, quando a gripe espanhola desembarcou no Brasil, em 1918. “Naquela época, a participação dos farmacêuticos foi imprescindível não só do atendimento às vítimas e na pesquisa de alternativas de tratamento, como na definição de políticas públicas para o controle da doença”, argumentou.
Alexandre disse ainda que no dia serão entregues um folder e um guia de bolso, com informações para a população sobre as doenças relacionadas ao Aedes aegypti. “. Não podemos nos furtar ao papel fundamental do farmacêutico na prevenção das doenças e na promoção da saúde. Participar dessa luta também é nossa obrigação como cidadãos”, concluiu.
Essa é uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia que ganhou a participação dos conselhos regionais de Farmácia, da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh). Ela acontece simultaneamente em todo o país.
Serviço
O que: Orientação a população sobre doenças do Aedes aegypti
Local: Maceió Shopping
Horário: 10 às 22hs
Assessoria