Representante do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) no Juizado do Torcedor no Estádio Rei Pelé, a promotora de Justiça Sandra Malta participou, nesta sexta-feira (26), da reunião técnica preparatória que definiu o plano de segurança pública do Comando de Polícia da Capital (Polícia Militar) para a partida entre CRB e ASA. O jogo entre as duas equipes ocorrerá neste domingo, às 16h, com mando de campo do clube da capital.
A promotora de Justiça pediu para a Polícia Militar observar a ocorrência de tumulto, prática ou incitação à violência e invasão de local restrito aos competidores, crimes previstos no art. 41-B do Estatuto do Torcedor. O torcedor que cometê-los se submeterá à pena de reclusão, no período de um a dois anos, e multa. O MPE/AL também quer que os militares permaneçam vigilantes no combate à prática de cambismo e garanta a segurança da torcida visitante, a partir de escolta policial, para evitar confronto entre torcedores.
“O Juizado da Infância e Adolescência fiscalizará o acesso de menores ao estádio. Crianças e adolescentes só entrarão no local acompanhados de seus responsáveis e devidamente acompanhados”, completou a promotora, que ratificou as determinações constantes em termo de ajusta de conduta firmado pelo MPE/AL para eventos de partida de futebol.
Torcida organizada
Além do Ministério Público e da Polícia Militar, participaram da reunião técnica preparatória representantes da Federação Alagoana de Futebol, Clube de Regatas Brasil, Estádio Rei Pelé, Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e as torcidas Garra do CRB, Galo de Campina e Galo Chopp.
Estes três agrupamentos de torcedores, junto ao CRB Chopp, são as únicas organizadas que poderão entrar no estádio. Entre as medidas estabelecidas pelos órgãos de segurança pública, ficou estabelecida a proibição de vestimentas (camisa, camiseta, boné, agasalho, botom, bandana, meias, bolsas e bandeiras) que identifiquem a torcida organizada Comando Alvirrubro ou Vermelho.
MPE – Ascom